Manipulação e visualização de superfícies quádricas por meio de modelos impressos em 3D e modelos digitais
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.118529Palavras-chave:
impressora 3D, geogebra, superfícies quádricas, geometria analíticaResumo
Neste artigo, apresentam-se resultados de uma pesquisa aplicada cujos dados empíricos foram obtidos de uma experiência pedagógica usando tecnologias digitais com 17 estudantes do Ensino Superior. O objetivo é compreender as possibilidades que a atividade experimental, desenvolvida com a utilização de modelos de superfícies quádricas produzidos em impressora 3D, trazem ao processo de ensinar e aprender Geometria Analítica. Os dados da pesquisa advieram de entrevistas concedidas pelos participantes da experiência, além de consulta aos arquivos e documentos da proposta. Na atividade didática, os estudantes se envolveram na manipulação, visualização e interpretação sobre formatos, medidas, posições e propriedades das superfícies. Os resultados permitiram a elaboração de uma proposta baseada em experimentações em um applet no GeoGebra, que possibilita integrar as explorações em modelos digitais de superfícies quádricas ao trabalho com modelos impressos em 3D.Downloads
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Publicado
2021-07-28
Como Citar
CHIOCA LOPES, Érika M.; AGUSTINI, E.; DA MOTTA JAFELICE, R. S.; DE SOUZA JUNIOR, A. J. Manipulação e visualização de superfícies quádricas por meio de modelos impressos em 3D e modelos digitais. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 392–401, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118529. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118529. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais
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