Laboratórios remotos e virtuais no Brasil com foco no ensino: Uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118493

Palavras-chave:

laboratório remoto e virtual, ensino, aprendizagem, revisão sistemática

Resumo

Esta revisão sistemática foi realizada para se ter uma visão geral do estado da arte sobre o uso de laboratórios virtuais e remotos dedicados ao ensino no Brasil. Buscou-se identificar quais são as principais aplicabilidades, vantagens, desvantagens, e verificar a importância do uso destes laboratórios para o ensino. Os resultados mostram que a maioria dos laboratórios remotos ou virtuais são aplicados na área de exatas e nos artigos pouco tem-se explorado sobre a eficácia da implantação do projeto no aprendizado do aluno, notou-se que a maioria dos artigos apresenta o desenvolvimento técnico do laboratório, fazendo avaliações com os alunos sobre a aceitação e usabilidade do sistema, sem apresentar estudos relacionados aos processos de ensino e de aprendizagem nesse ambiente educacional.

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Publicado

2021-07-28

Como Citar

DA SILVA BERALDO, A. L.; DE OLIVEIRA, T.; STRINGHINI, D. Laboratórios remotos e virtuais no Brasil com foco no ensino: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 330–340, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118493. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118493. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Laboratórios digitais