Produção de narrativas digitais através do Scratch como estratégia de pesquisa e ação para o orientador educacional
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.118484Palavras-chave:
Orientação educacional, Scratch, Narrativas digitais, Instrumento DiagnósticoResumo
A produção de narrativas digitais com Scratch1, sob função pedagógica e
diagnóstica pelo orientador educacional é uma estratégia ainda pouco utilizada no contexto escolar. Este trabalho reporta uma prática que pretendeu identificar como o horizonte escolar no ano inicial da pandemia da COVID 19 foi percebido por discentes e, ainda, investigar possibilidades de ações do OE2, baseadas em investigação. Através de um estudo de caso com narrativas em Scratch, alunos da EB3 manifestaram suas percepções escolares antes e durante a pandemia, assim como suas projeções de um futuro pós-pandemia. A partir da análise de conteúdo, a pesquisa evidenciou os sentimentos discentes em relação à vida escolar, de baixa à média perspectiva em relação às suas práticas e aprendizagens; alta compreensão em relação às medidas de prevenção da
COVID 19 e oportunidades de ação do OE, na medida em que, através da atividade, demandante de vários níveis de abstração, há a exploração da cultura digital, a viabilização de um canal de escuta e exploração de conteúdos escolares e oportunidades de ação. Constatou-se que a temática viabiliza um trabalho integrado entre discentes, docentes e orientadores educacionais, além de contribuir como instrumento diagnóstico para demais profissionais da área da educação e da saúde.
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