Aspectos de qualidade em jogos sérios digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118428

Palavras-chave:

Jogos Sérios, Jogos para Aprendizagem, Requisitos Qualidade, Experiência do Usuário

Resumo

Os jogos vêm ganhando cada vez mais espaço como uma ferramenta
pedagógica em diversas áreas de conhecimento. Nesse contexto, é importante ressaltar que é necessário um processo robusto de desenvolvimento centrado no jogador, cujas características e experiências almejadas pelo usuário tenham o maior foco. Para isso, este artigo objetiva analisar os aspectos de qualidade em jogos sérios digitais para apoiar o processo de ensino e aprendizagem de estudantes da área de Ciência da Computação. Os aspectos são os requisitos de qualidade do jogo e a experiência do usuário (jogador). Foi realizado um survey a fim de entender a relevância destes aspectos. Houveram 166 participantes e a partir das respostas deles, foi elaborado um ranking dos requisitos de qualidade e experiência do jogador mais importantes para a amostra. No aspecto de requisitos de qualidade os dois principais foram e jogo ter um design atraente e oferecer feedback enquanto para a experiência do jogador foram o jogo gerar o sentimento de satisfação em jogar e aprender e produzir o sentimento de confiança que o próprio jogador vai aprender o conteúdo proposto pelo jogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-28

Como Citar

A. SOUSA E SILVA, M.; BARROS DE SALES, A.; FREITAS MENDES, F. Aspectos de qualidade em jogos sérios digitais. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 207–216, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118428. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118428. Acesso em: 4 jul. 2022.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem