Objeto digital de aprendizagem fundamentado em um modelo hierárquico para o ensino de segurança alimentar às pessoas com deficiência intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118423

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual, Objeto Digital de Aprendizagem, Segurança Alimentar, Teoria de Aprendizagem

Resumo

Este artigo descreve um objeto digital de aprendizagem fundamentado no modelo hierárquico de Gagné para o ensino de Segurança Alimentar às pessoas com deficiência intelectual (DI). O modelo hierárquico permitiu ao objeto conter um conjunto de atividades para o acompanhamento do ensino e aprendizagem do aluno em fases e de forma gradual. As atividades elaboradas consideram as características dos alunos com DI, que foram identificadas por meio da coleta de dados realizada em uma escola da modalidade de educação especial, em um município do estado do Paraná, na turma de informática. Como resultado o objeto permitiu conduzir o ensino e aprendizagem dos alunos investigando seu conhecimento prévio sobre o assunto e ampliando o conhecimento sobre o tema de forma progressiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-28

Como Citar

GUEIBER, Ezequiel; DOS SANTOS JUNIOR, Guataçara; PEDRO LOPES, Rui; NASSER MATOS, Simone. Objeto digital de aprendizagem fundamentado em um modelo hierárquico para o ensino de segurança alimentar às pessoas com deficiência intelectual. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 176–185, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118423. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118423. Acesso em: 18 jul. 2025.