Desenvolvimento de uma aplicação educativa para o ensino derotinas diárias e quebra de rotinas a crianças Autistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118421

Palavras-chave:

Aplicativo Educacionais, Crianças Autistas, Desenvolvimento de Tecnologias na Educação

Resumo

Existem muitas pessoas com o transtorno do espectro autista e um número
muito pequeno de aplicativos desenvolvidos especificamente para ajudá-los nos desafios do dia a dia. Nesse contexto, entre os desafios enfrentados por crianças com autismo, se encontra a dificuldade em reconhecer atividades diárias, executá-las na ordem requerida e preparar a criança para atividades fora da sua rotina diária. Com o propósito de ajudar este público alvo, este artigo apresenta o processo de desenvolvimento de uma aplicação educativa mobile para auxiliar na compreensão de rotinas e atividades planejadas e improvisadas, além de permitir o acompanhamento de tais atividades por profissionais e familiares. Para chegar à solução proposta, foi aplicado o ProAut, um processo baseado em Design Thinking para apoiar o desenvolvimento de interfaces de sistemas
computacionais voltados para o público autista de baixo funcionamento (com dificuldades de comunicação). O processo envolveu a coleta de dados com terapeutas, familiares e o solicitante do software para despertar empatia por parte da equipe de desenvolvimento. Os resultados permitiram considerar as características específicas de crianças autistas não funcionais no desenvolvimento do sistema para desenvolver um sistema adaptável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-28

Como Citar

MELO, A.; PEREIRA E LIMA, V. Y.; ORAN FONSECA SOUZA, C.; CASTRO, R.; SOUZA TEODORO, G.; BARRETO, R.; RIVERO, L. Desenvolvimento de uma aplicação educativa para o ensino derotinas diárias e quebra de rotinas a crianças Autistas. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 166–175, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118421. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118421. Acesso em: 1 fev. 2023.