Reflexões, aprendizados e experiências com o ensino remoto de alunos da computação e engenharias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118418

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Educação Online, COVID-19

Resumo

A área educacional aderiu ao ensino remoto como solução para o contexto da
pandemia do COVID-19. Neste sentido, o presente estudo buscou identificar percepções de estudantes sobre as aulas síncronas remotas, desde aspectos emocionais que influenciam na permanência dos alunos de nível superior, em seu rendimento acadêmico e sua disposição, até dificuldades e pontos positivos e negativos da experiência vivida. Para tal, foi feita uma pesquisa com survey com alunos dos cursos de computação e engenharias de duas IES do Distrito Federal que estão oferecendo aulas síncronas remotas regulares. O estudo evidenciou que as aulas remotas são viáveis e os alunos atingiram os objetivos educacionais propostos. Porém, a educação remota ainda precisa de melhorias, entre elas a implementação de soluções buscando maior engajamento, envolvimento e motivação dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-28

Como Citar

FERREIRA GUARDA, G.; MIRANDA DE REZENDE, S.; CRESPO COELHO DA SILVA PINTO, S. Reflexões, aprendizados e experiências com o ensino remoto de alunos da computação e engenharias. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 146–155, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118418. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118418. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem mediados por computador