Avaliação da aceitação de tecnologias educacionais digitais aplicadas ao ensino-aprendizagem de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118393

Palavras-chave:

Educação, Formação de Professores, Utilização de Tecnologia

Resumo

Este artigo teve como objetivo avaliar a aceitação dos professores em relação à
utilização das Tecnologias Educacionais Digitais (TED) adotadas para o ensinoaprendizagem de Matemática. Para isso, foi realizada uma pesquisa de opinião com os professores de matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). O método utilizado fundamentou-se no Modelo de Aceitação Tecnológica (TAM, do inglês Technological Acceptance Model). Para avaliação da aceitação dos professores, foi elaborado um questionário contendo declarações para cada um dos construtos do TAM: facilidade de uso percebida, utilidade percebida, intenção de uso e variáveis externas. Os resultados indicaram uma boa aceitação dos participantes da pesquisa em relação às TED avaliadas. No entanto, apontam que há questões que precisam ser enfrentadas pela instituição de ensino, a fim de que as TED possam auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-28

Como Citar

MEDEIROS CHAVES DE VASCONCELOS, G.; SEDRAZ SILVA, J. C.; SEDRAZ SILVA, L. Avaliação da aceitação de tecnologias educacionais digitais aplicadas ao ensino-aprendizagem de matemática. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 84–93, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118393. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118393. Acesso em: 16 ago. 2022.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem mediados por computador