Uso de ferramentas colaborativas por equipes em um ambiente acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118388

Palavras-chave:

sistemas colaborativos, processos de equipe, educação

Resumo

Este artigo é um estudo de caso sobre como alunos na área de computação em uma Instituição de Ensino Superior (IES) percebem o uso de ferramentas colaborativas de desenvolvimento de software por equipes virtuais e híbridas. Utilizou-se o conceito de processos de equipe para definir os aspectos que compõem o trabalho em equipe e um questionário foi aplicado em três turmas na área de computação após a conclusão de um projeto nas disciplinas. A principal conclusão é que alguns sistemas colaborativos muito úteis na organização e execução dos projetos acabam falhando por não terem um canal de comunicação robusto que auxilie o gerenciamento da equipe e suas relações interpessoais, sendo necessário a utilização em conjunto com outras ferramentas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-28

Como Citar

FILHO, G.; DE CÁSSIA SILVA RODRIGUES, E.; PREST MATTEDI, A. Uso de ferramentas colaborativas por equipes em um ambiente acadêmico. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 42–51, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118388. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118388. Acesso em: 9 ago. 2022.

Edição

Seção

Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador