ATIVA: um ambiente virtual para apoiar o ensino e aprendizagem de Aluno com deficiência intelectual

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118385

Keywords:

Deficiência Intelectual, RAD, Ambiente Virtual, Jogos Sérios

Abstract

Este artigo apresenta um ambiente virtual, denominado de Ativa, que tem a finalidade de permitir aos professores de instituições de ensino de alunos com
deficiência intelectual (DI) gerenciar as atividades de suas aulas por meio de jogos sérios, o coordenador pedagógico gerenciar as turmas e o aluno executar a aula. A pesquisa é de natureza aplicada e usou da observação nas aulas de informática em uma instituição de modalidade de educação especial da região para relatar e identificar os requisitos do ambiente. O ambiente foi criado usando a metodologia Rapid Application Development (RAD) e envolveu a criação de quatro módulos. Como resultado o Ativa permite ao professor reusar aulas que já estão cadastradas, mantém uma base de dados sobre os jogos sérios gratuitos que podem ser aplicados aos alunos com DI como fixação de conteúdo, é um ambiente integrado contendo aulas de várias matérias e atende as individualidades dos alunos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2021-07-28

How to Cite

SCHULTZ GARCIA DA LUZ, V.; RIOS PINTO, P. V.; NASSER MATOS, S.; BRONOSKI BORGES, H. ATIVA: um ambiente virtual para apoiar o ensino e aprendizagem de Aluno com deficiência intelectual. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 21–30, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118385. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118385. Acesso em: 24 jun. 2025.

Issue

Section

Ambientes virtuais de aprendizagem