Aplicações de uma Plataforma Didática de Controle de Nível para o Ensino na EPT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118381

Palavras-chave:

Controlador PID, Controle de Nível, Ensino na EPT, Instrumentação, Sistemas Supervisórios

Resumo

Plataformas didáticas constituem alternativas práticas na aprendizagem de disciplinas teóricas. A utilização e divulgação destas plataformas contribuem também para o estímulo do desenvolvimento de habilidades fundamentais nos estudantes, uma vez que elas conseguem integralizar diversas disciplinas e campos do conhecimento. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma plataforma virtual de controle de nível por meio de uma modelagem no software MATLAB para o ensino no Curso Técnico Integrado ao Médio em Automação Industrial do Instituto Federal Fluminense (IFF). Além dos conceitos relacionados à disciplina de Controle de Processos Industriais, a plataforma também engloba conhecimentos relacionados às disciplinas de Instrumentação e de Sistemas Supervisórios, servindo como uma possibilidade de Projeto Integrador Final. Os resultados demonstram que a ferramenta conseguiu simular com sucesso uma situação real existente na indústria, fazendo com que o aluno possa estar mais preparado ao encontrar possíveis situações semelhantes em seu futuro profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-28

Como Citar

C. S. ALMEIDA, G.; CAPISTRANO CUNHA DE ANDRADE, G. Aplicações de uma Plataforma Didática de Controle de Nível para o Ensino na EPT. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 11–20, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118381. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118381. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Ambientes virtuais de aprendizagem