54-O mobile learning na disciplina de biossegurança um estudo de caso no curso técnico em enfermagem

Autores

  • Karen Cardoso UFRGS
  • Milton Antonio Zaro UFRGS
  • Patrícia Fernanda da Silva UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110294

Palavras-chave:

Aplicativos Móveis, Smartphone, Informática na Educação, Ensino em Enfermagem, Biossegurança, Aplicação de Informática Médica, Mobile learning.

Resumo

O presente estudo é uma pesquisa aplicada, exploratória, na modalidade de estudo de caso, em que alunos do curso técnico em enfermagem foram submetidos a metodologias diferentes nas aulas de biossegurança. O objetivo foi avaliar o desempenho acadêmico de duas turmas, em um curso presencial. A metodologia descreve a mediação do conteúdo, das atividades e avaliações por meio do mobile learning e metodologias ativas em uma das turmas. A outra turma utilizou a abordagem tradicional. Os objetivos educacionais tiveram a Taxonomia de Bloom como referencial. O período do estudo ocorreu entre maio e junho de 2019. Cenário do estudo: curso presencial de formação técnica em enfermagem, em uma instituição particular de Porto Alegre/RS. Resultados: a análise comparativa do desempenho acadêmico global entre as turmas estudadas foi 10,2% maior na turma que utilizou as metodologias ativas e o Mobile learning. Considerando a última avaliação, a diferença percentual foi de 23,5% comparada à turma que utilizou a metodologia tradicional. Conclusões: A revisão das metodologias de ensino em enfermagem, o planejamento, introdução de tecnologias móveis em sala de aula mediando às metodologias ativas, bem como a formação docente para fazer frente a esta mudança, são resultados importantes a serem considerados neste estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

CARDOSO, K.; ANTONIO ZARO, M.; FERNANDA DA SILVA, P. 54-O mobile learning na disciplina de biossegurança um estudo de caso no curso técnico em enfermagem. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 541–550, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110294. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110294. Acesso em: 25 set. 2022.

Edição

Seção

Tecnologias móveis e mobile learning na formação