Robótica Educacional para o ensino de gráficos em cinemática: possibilidade de suporte à necessidade de autonomia a partir de relatos de estudantes do primeiro ano do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.110288Palavras-chave:
Robótica Educacional, suporte à autonomia, cinemática, teoria da autodeterminaçãoResumo
Diversas pesquisas têm discutido as dificuldades de aprendizagem e a falta de interesse dos estudantes na disciplina de Física. Com o objetivo de minimizar tais problemas alguns autores sinalizam a possibilidade do uso das novas tecnologias, como a Robótica Educacional, que tem recebido destaque nos últimos anos. Alguns trabalhos apontam que o uso da ferramenta pode melhorar a motivação e contribuir com a aprendizagem dos estudantes. Baseados na teoria da autodeterminação, investigamos se as atividades com robótica para o ensino de gráficos em cinemática são capazes de criar contextos com suporte à necessidade psicológica básica de autonomia. A partir de entrevistas semiestruturadas com 13 estudantes concluímos que os contextos gerados pela robótica permitiram perceber a existência de escolhas e momentos de autoria, condições importantes para a promoção da autonomia.
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