Robótica Educacional para o ensino de gráficos em cinemática: possibilidade de suporte à necessidade de autonomia a partir de relatos de estudantes do primeiro ano do ensino médio

Autores

  • Toni Fernando Mendes dos Santos Escola Estadual Básica Laércio Caldeira de Andrada
  • Paulo José Sena dos Santos Departamento de Física UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110288

Palavras-chave:

Robótica Educacional, suporte à autonomia, cinemática, teoria da autodeterminação

Resumo

Diversas pesquisas têm discutido as dificuldades de aprendizagem e a falta de interesse dos estudantes na disciplina de Física. Com o objetivo de minimizar tais problemas alguns autores sinalizam a possibilidade do uso das novas tecnologias, como a Robótica Educacional, que tem recebido destaque nos últimos anos. Alguns trabalhos apontam que o uso da ferramenta pode melhorar a motivação e contribuir com a aprendizagem dos estudantes. Baseados na teoria da autodeterminação, investigamos se as atividades com robótica para o ensino de gráficos em cinemática são capazes de criar contextos com suporte à necessidade psicológica básica de autonomia. A partir de entrevistas semiestruturadas com 13 estudantes concluímos que os contextos gerados pela robótica permitiram perceber a existência de escolhas e momentos de autoria, condições importantes para a promoção da autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

MENDES DOS SANTOS, T. F.; JOSÉ SENA DOS SANTOS, P. Robótica Educacional para o ensino de gráficos em cinemática: possibilidade de suporte à necessidade de autonomia a partir de relatos de estudantes do primeiro ano do ensino médio. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 481–490, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110288. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110288. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Robótica Educacional