O uso das plataformas de prototipagem Arduino e Raspberry Pi na educação brasileira: uma Revisão Sistemática de Literatura
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.110287Palavras-chave:
Plataformas de prototipagem, Arduino, Raspberry PI, RSL.Resumo
O avanço tecnológico vem causando uma mudança no perfil dos estudantes da geração atual, que se tornaram sujeitos mais ativos, imersos na tecnologia, aumentando assim a necessidade dos professores utilizarem cada vez mais alternativas tecnológicas com metodologias que possam despertar o interesse, motivando-os e tornando o aprendizado mais efetivo. O presente artigo apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura que teve como objetivo investigar, dentro do cenário educacional brasileiro, o uso de plataformas de prototipagem com alunos, tanto em sala de aula como em projetos. A investigação abrangeu desde o ensino fundamental à graduação, pesquisando como os professores utilizam as plataformas, quais metodologias empregam e que tipo de avaliação estão utilizando. Os principais resultados apontam que, apesar do bom número de projetos na área, ainda há muito o que se discutir nos aspectos metodológicos e de avaliação.
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