Aplicação da Realidade Aumentada ao ensino e aprendizagem do campo magnético de um ímã em forma cilíndrica e em condutor retilíneo

Autores

  • Adriana Azeredo de Souza Ribeiro IFF
  • Renata Lacerda Caldas IFF
  • Suzana da Hora Macedo IFF

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110265

Palavras-chave:

Realidade Aumentada, ímã em forma cilíndrica, condutor retilíneo, campo magnético, Aprendizagem Significativa.

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de ensino e aprendizagem de campo magnético apoiada por objetos de aprendizagem desenvolvidos em ambiente de Realidade Aumentada. Para isso, foram utilizados dois objetos, um ímã em forma cilíndrica e em um fio condutor retilíneo, onde foi visualizada a simulação da representação das linhas de campo magnético em três dimensões usando Realidade Aumentada. Participaram da atividade alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola particular. Nos resultados obtidos, através das representações pictóricas, verificouse nos modelos mentais que os alunos conseguiram reconciliar os conceitos e inferiram ideias à construção do conceito de campo magnético em três dimensões (3D), e ao visualizar as linhas de campo magnético e obter uma melhor compreensão do conceito físico estudado. Sendo assim, este estudo contribuiu para uma aquisição de significados e apontando para indícios de uma Aprendizagem Significativa e consequentemente, para a melhoria do ensino de Física, trazendo subsídios tanto para professores quanto para alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

AZEREDO DE SOUZA RIBEIRO, A.; LACERDA CALDAS, R.; DA HORA MACEDO, S. Aplicação da Realidade Aumentada ao ensino e aprendizagem do campo magnético de um ímã em forma cilíndrica e em condutor retilíneo. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 428–438, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110265. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110265. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Realidade virtual e aumentada na Educação