Uma Análise do Desempenho dos Estudantes do Rio Grande do Sul no ENEM 2019

Autores

  • Rafael Vinicios do Carmo Universidade Feevale
  • Wesllei Felipe Heckler Universidade Feevale
  • Juliano Varella de Carvalho Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110257

Palavras-chave:

ENEM, Desempenho de Estudantes, Perfil de Estudantes, Análise de Dados, Extração de Conhecimento

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) avalia o desempenho
de estudantes do ensino médio do país. Este estudo explora os resultados do
ENEM 2019, com foco nos dados do estado do Rio Grande do Sul. O estudo
analisa e compara o perfil educacional e socioeconômico dos participantes
que se enquadram nas 5% melhores e piores médias do estado. Os resultados
demonstram uma tendência de melhor desempenho para participantes das
classes sociais A e B; oriundos de escolas privadas e federais; que são
brancos, pardos ou amarelos; que possuem acesso à internet em casa e cujos
pais possuem maior grau de ensino. Essa análise evidencia os impactos das
diferenças socioeconômicas no desempenho dos alunos no exame.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

VINICIOS DO CARMO, R.; FELIPE HECKLER, W.; VARELLA DE CARVALHO, J. Uma Análise do Desempenho dos Estudantes do Rio Grande do Sul no ENEM 2019. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 378–387, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110257. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110257. Acesso em: 26 fev. 2024.

Edição

Seção

Mineração de dados educacionais