Jogos de aprendizagem inventiva

Autores

  • Gerson Klein Curso de Jogos Digitais Uniritter - Laureate Universities
  • Maria Cristina V Biasuz CINTED-PGIE - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110237

Palavras-chave:

Aprendizagem Inventiva, Jogos, Caixa de Areia

Resumo

Esse artigo apresenta uma articulação do conceito ferramenta Caixa de Areia numa perspectiva de aprendizagem inventiva com base em Vigínia Kastrup; o embasamento dado por Duplesis sobre os processos de subjetivação da experiência de jogo; da classificação de tipos de atividade lúdica de Callois; das teorias de Game Design sobre jogos Caixa de Areia de Breslin e uma aproximação do tema com a práxis mediante as propostas do Game Design Racional e Design Atômico de McEntee, o artigo propõe uma discussão sobre pistas para a realização de jogos com fins de promover espaços para a problematização e a aprendizagem inventiva. Conclui-se que uma abordagem de planejamento de jogos inventivos, dentro da perspectiva da Caixa de Areia é compatível com o Game Design Racional e que a as aproximações de projeto baseadas na progressão projetada dentro das recomendações da teoria do fluxo de Csikszentmihalyi ocupam lugar privilegiado nessa discussão.

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

KLEIN, G.; CRISTINA V BIASUZ, M. Jogos de aprendizagem inventiva. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 276–285, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110237. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110237. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem