Jogos de aprendizagem inventiva
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.110237Palavras-chave:
Aprendizagem Inventiva, Jogos, Caixa de AreiaResumo
Esse artigo apresenta uma articulação do conceito ferramenta Caixa de Areia numa perspectiva de aprendizagem inventiva com base em Vigínia Kastrup; o embasamento dado por Duplesis sobre os processos de subjetivação da experiência de jogo; da classificação de tipos de atividade lúdica de Callois; das teorias de Game Design sobre jogos Caixa de Areia de Breslin e uma aproximação do tema com a práxis mediante as propostas do Game Design Racional e Design Atômico de McEntee, o artigo propõe uma discussão sobre pistas para a realização de jogos com fins de promover espaços para a problematização e a aprendizagem inventiva. Conclui-se que uma abordagem de planejamento de jogos inventivos, dentro da perspectiva da Caixa de Areia é compatível com o Game Design Racional e que a as aproximações de projeto baseadas na progressão projetada dentro das recomendações da teoria do fluxo de Csikszentmihalyi ocupam lugar privilegiado nessa discussão.
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