Professor no comando: curso prático de desenvolvimento de chatbots para docentes

Autores

  • Francielli Freitas Moro PPGIE/UFRGS
  • Rosa Maria Vicari PPGIE/UFRGS
  • Raquel Fiori PPGQVS/UFRGS
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco PPGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110232

Resumo

Permitir ao professor autonomia sobre a construção de sistemas para disponibilizar conteúdo e apoio aos alunos, é muito importante para aprimorar processos educacionais. Para que isto ocorra, é necessário oferecer capacitações que atendam os professores de maneira prática e objetiva. Este artigo descreve a criação, aplicação e avaliação de um curso introdutório de desenvolvimento de chatbots, utilizando o serviço Watson Assistant da IBM Cloud. O curso foi aplicado com um grupo de professores voluntários, através das plataformas Zoom e Google Classroom, utilizando o conceito de Sala de Aula Invertida. Para obtenção de resultados, foi disponibilizado um questionário online além das observações e discussões realizadas nas aulas. O questionário apresentou além da obtenção nova de conhecimento sobre chatbots e seu desenvolvimento prático, motivação e engajamento para aplicação futura das habilidades obtidas como apoio ao conteúdo disponibilizado em sala ou no ambiente e-learning.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

FREITAS MORO, F.; MARIA VICARI, R.; FIORI, R.; MARGARIDA ROCKENBACH TAROUCO, L. Professor no comando: curso prático de desenvolvimento de chatbots para docentes. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 235–244, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110232. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110232. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

Interface Humano-Computador e Educação