Tecnologias Aplicadas ao Ensino e Aprendizagem com Línguas de Sinais: Um Mapeamento Sistemático Sob as Perspectivas Nacional e Internacional

Autores

  • Venilton Falvo Jr ICMC-USP
  • Catherine Martins Falvo UNIARA
  • Lilian Passos Scatalon ICMC-USP
  • Ellen Francine Barbosa ICMC-USP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110217

Palavras-chave:

Mapeamento Sistemático, Línguas de Sinais, Tecnologia, Ensino e Aprendizagem, Educação.

Resumo

O advento da tecnologia vem impactando positivamente as dinâmicas de ensino e aprendizagem. De fato, a união entre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e práticas pedagógicas modernas tem proporcionado ambientes educacionais mais dinâmicos e inclusivos. Nesse contexto, este trabalho tem como principal objetivo obter uma visão geral das soluções tecnológicas que vêm sendo utilizadas no ensino com ênfase nas línguas de sinais. Além disso, os seguintes objetivos específicos foram definidos: (i) identificar os tipos de soluções investigadas; (ii) apresentar os tópicos educacionais mais relevantes; e (iii) identificar as línguas de sinais mais exploradas. Para isso, um Mapeamento Sistemático (MS) foi conduzido, no qual foram consideradas as buscas manual e automatizada. O MS identificou 185 estudos primários, obtendo um panorama das principais soluções tecnológicas relacionadas ao domínio das línguas de sinais na educação. Com isso, também foi possível delinear as publicações com foco na Libras. De modo geral, este estudo conclui que as tecnologias já vêm contribuindo consistentemente para o ensino e aprendizagem através das línguas de sinais. Nesse sentido, a grande diversidade tecnológica das soluções foi discutida, além das nuances com relação aos tópicos de ensino e línguas de sinais exploradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

FALVO JR, V.; MARTINS FALVO, C.; PASSOS SCATALON, L.; FRANCINE BARBOSA, E. Tecnologias Aplicadas ao Ensino e Aprendizagem com Línguas de Sinais: Um Mapeamento Sistemático Sob as Perspectivas Nacional e Internacional. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 191–203, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110217. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110217. Acesso em: 26 jun. 2022.