Videoaula Interativa como Material Potencialmente Significativo na Educação a Distância
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.106052Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa. H5P. Professor Formador. Videoaula Interativa. Material Didático Interativo.Resumo
O trabalho buscou conhecer a percepção dos professores formadores do Departamento de Educação a Distância do Instituto Federal Sul-rio-grandense sobre o uso de videoaulas interativas como recurso de ensino. A pesquisa teve por objetivo geral compreender como estão sendo produzidas as videoaulas e de que maneira estão sendo utilizadas como recurso de ensino. A investigação foi feita por meio de um questionário elaborado com questões abertas e fechadas analisadas por meio da abordagem qualiquantitativa do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefévre e Lefévre sobre como ensinar através desse recurso e quais os principais obstáculos e dificuldades vivenciados pelos professores. Os professores mostraram-se frágeis diante da falta de capacitação oferecida para esse novo modo de ensinar, assim como apontaram a falta de uma equipe de apoio para seu trabalho, mas não deixaram de sublinhar sua disposição para a atualização dos seus conhecimentos. Os professores formadores, através de seus depoimentos, ofereceram exemplos valiosos trazidos de suas experiências com a Educação a Distância. Exemplos que demonstram o interesse que todos têm em obter alguma forma de interagir com o estudante que está em diversos tempo e lugar.
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