Uma experiência de uso de Sistemas de Resposta à Audiência em atividade de educação não formal

Authors

  • Robertino Mendes Santiago Jr Universidade Federal do Paraná
  • Carlos Roberto Beleti Junior Universidade Federal do Paraná
  • Maytê Gouvêa Coleto Bezerra Universidade Federal do Paraná
  • Alexandre Prusch Züge Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.106050

Keywords:

arquitetura de computadores, educação não formal, sistemas de resposta à audiência.

Abstract

O uso da tecnologia, na Educação, tem crescido, contribuindo para experiências mais atraentes e para aprendizagens significativas. Um recurso destacado são os Sistemas de Resposta à Audiência (SRA), que permitem encorajar a participação, recolher e processar as informações e viabilizar feedback imediato. Aqui, relatamos o uso do SRA em uma ação de Educação não formal sobre Arquitetura de Computadores (AC), com 160 estudantes dos anos finais, do Ensino Fundamental, antes e depois de intervenções que apresentavam componentes de computadores. O SRA, além da relação com o tema da AC, foi de fácil uso, permitiu agilidade no tratamento dos dados e esclarecimento de dúvidas. Assim, o SRA evidenciou virtudes e fragilidades, incrementando a ação e orientando ajustes que a melhorarão em novas oportunidades.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2020-07-31

How to Cite

MENDES SANTIAGO JR, Robertino; ROBERTO BELETI JUNIOR, Carlos; GOUVÊA COLETO BEZERRA, Maytê; PRUSCH ZÜGE, Alexandre. Uma experiência de uso de Sistemas de Resposta à Audiência em atividade de educação não formal. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.106050. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/106050. Acesso em: 11 aug. 2025.

Issue

Section

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas