Um retrato sobre o ensino do Pensamento Computacional em anos finais do Ensino Fundamental no Sertão Paraibano
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.106049Palavras-chave:
Educação Básica, Ensino de Computação, Pensamento Computacional, Resolução de Problemas.Resumo
O Pensamento Computacional, tido como uma das competências para habilidades exigidas no século XXI para o exercício da cidadania, está relacionada a capacidade de utilizar conceitos de computação para a resolução de problemas de diversas áreas de conhecimento. Ele abre caminhos para os futuros profissionais e ajuda no desenvolvimento mais efetivo de conhecimentos da capacidade de resolver problemas, apoiando e relacionando-se com outras ciências. Nesta perspectiva, o presente trabalho propôs investigar, através de uma pesquisa exploratória, o ensino de conceitos e abordagens do pensamento computacional nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), tendo como campo de pesquisa, escolas públicas do Sertão da Paraíba. Utilizou-se um questionário para coleta de informações a respeito do perfil socioprofissional dos professores e seu entendimento a respeito do Pensamento Computacional. Pode-se concluir que a definição de Pensamento Computacional ainda é desconhecida pela maioria dos participantes da pesquisa, além de ser amplamente associado ao uso de computadores e outras tecnologias digitais em sala de aula. Os conceitos de paralelização, análise de dados e coleta de dados, ligados a computação, foram identificados os mais abordados nas aulas, sendo matemática a disciplina que utiliza com maior frequência os conceitos abordados.
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