A esteganografia poderia ser utilizada para aumentar o engajamento dos estudantes de engenharia?

Autores

  • Isabella de Souza Couto Universidade de Pernambuco
  • Felipe Alberto Barbosa Simão Ferreira Universidade Federal de Pernambuco
  • Francisco Madeiro Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.105995

Palavras-chave:

evasão, engenharia, esteganografia, engajamento, motivação dos alunos.

Resumo

Nos cursos de engenharia do Brasil mais da metade dos estudantes não chegam a concluir a graduação. O alto índice de evasão ocorre devido a diversos fatores, como, por exemplo, a metodologia de ensino adotada pelos professores, as sucessivas reprovações nas disciplinas do ciclo básico e a falta de relação entre as disciplinas do ciclo básico e profissional. Levando em consideração essa problemática, este trabalho aborda o desenvolvimento de duas apresentações, para que sejam utilizadas como aula, acompanhadas de dinâmicas, para apresentar aos alunos iniciantes do curso de Engenharia Elétrica de Telecomunicações uma das possíveis áreas de atuação acadêmica e profissional, a segurança da informação, mais precisamente a esteganografia. Para uma das aulas foi desenvolvido um aplicativo, chamado ImEstegApp, que teve por finalidade mostrar de forma prática aos alunos uma das técnicas de esteganografia digital. A abordagem proposta proporcionou um aumento tanto no grau de engajamento como no de motivação dos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

DE SOUZA COUTO, I.; ALBERTO BARBOSA SIMÃO FERREIRA, F.; MADEIRO, F. A esteganografia poderia ser utilizada para aumentar o engajamento dos estudantes de engenharia?. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.105995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/105995. Acesso em: 21 jun. 2025.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC