A adoção de metodologias ativas, software livres e repositórios gratuitos no ensino do processamento e interpretação de imagens de Radar Sentinel-1

Autores

  • Jean Carlos Dias PPGET/IFAM
  • Andréa Pereira Mendonça PPGET/IFAM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.105994

Palavras-chave:

Ensino de Sensoriamento Remoto. Geotecnologias. Metodologias Ativas. Software livre.

Resumo

Neste artigo apresenta-se uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no emprego de metodologias ativas e softwares livres, para capacitar graduandos e profissionais recémegressos de cursos superiores relacionados ao Meio Ambiente a processar e interpretar imagens de Radar Sentinel-1. Os resultados observados, a partir da realização de um estudo de caso, demonstraram evidências da aprendizagem dos alunos quanto ao uso de tecnologias, ao processamento de imagens de Radar orbital e interpretação dessas imagens para a realização de diagnóstico ambiental. Como contribuição deste trabalho, foi produzido um Guia para professores de geotecnologias de Cursos Superiores para favorecer o ensino de interpretação e análise de imagens de Radar Sentinel-1.

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Publicado

2020-07-31

Como Citar

CARLOS DIAS, J.; PEREIRA MENDONÇA, A. A adoção de metodologias ativas, software livres e repositórios gratuitos no ensino do processamento e interpretação de imagens de Radar Sentinel-1. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.105994. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/105994. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC