Aprendizagem móvel: uma proposta de letramento literário com auxílio de recursos digitais

Autores

  • Nataniel Mendes da Silva IFMA/UMinho
  • Maria Altina Silva Ramos UMinho
  • Márcia Manir Miguel Feitosa UFMA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.105972

Palavras-chave:

ensino, aprendizagem, tecnologias móveis, letramento literário.

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma das etapas de uma pesquisa de doutoramento sobre a integração de metodologias ativas e TIC para a promoção de experiências de aprendizagem na disciplina de literatura no Ensino Médio. Adotamos aqui, a partir de uma pesquisa bibliográfica, o paradigma do letramento literário para o ensino e aprendizagem de literatura. Em seguida, por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva, buscamos, na literatura e na Web, aplicações para dispositivos móveis que possam enriquecer a aprendizagem de literatura. Como resultado, apresentamos uma proposta de ensino e aprendizagem do conto “Um rastro do teu sangue na neve”, de Gabriel García Márquez, que integra uma metodologia para o ensino, tecnologias móveis e estímulo a uma aprendizagem ativa. O texto selecionado faz parte do livro Doze contos peregrinos, publicado em 1992.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

MENDES DA SILVA, N.; ALTINA SILVA RAMOS, M.; MANIR MIGUEL FEITOSA, M. Aprendizagem móvel: uma proposta de letramento literário com auxílio de recursos digitais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.105972. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/105972. Acesso em: 15 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologias móveis e mobile learning na formação