Um Jogo Sério de Aventura sobre a Interação com os Índios Xokleng durante a Colonização de Ibirama/SC

Autores

  • Adilson Vahldick Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc Alto Vale)
  • Euler Giachini Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc Alto Vale)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.105939

Palavras-chave:

História local. Jogos sérios. Colonização de Ibirama. Índios Xokleng.

Resumo

A disciplina de História objetiva equipar os alunos com capacidades de refletir
sobre eventos passados para que entendam o contexto presente e não repitam os mesmos erros. O jogo, descrito nesse artigo, permite que o aluno vivencie as três primeiras décadas da colonização de Ibirama. Duas turmas (n=35) foram usadas para avaliar a abordagem no uso do jogo. Para uma das turmas foi lecionada uma aula sobre o assunto antes do jogo. Os testes estatísticos apresentaram uma melhora significativa de ambas as turmas após a experiência de jogo. Ainda, comparando o conhecimento adquirido entre os alunos que jogaram e os que tiveram aula, os primeiros apresentaram melhor desempenho. Isso resenta uma abordagem eficiente de aprender fatos, datas e vultos para que o professor consiga atingir o objetivo principal das aulas de História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

VAHLDICK, A.; GIACHINI, E. Um Jogo Sério de Aventura sobre a Interação com os Índios Xokleng durante a Colonização de Ibirama/SC. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.105939. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/105939. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem