Sensibilidade ao contexto na identificação de estados afetivos aplicados à educação: um mapeamento sistemático

Autores

  • Sandro Oliveira Dorneles Sandro Oliveira Dorneles Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Debora Nice Ferrari Barbosa Universidade Feevale
  • Jorge Luís Victória Barbosa Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.105921

Palavras-chave:

computação afetiva, sensibilidade ao contexto, estados afetivos, ambientes de aprendizagem.

Resumo

Estudos apontam como tendência o uso de lentes emocionais e a relevância das emoções ou estados afetivos para as interações educacionais. Aliado a isso, e considerando as potencialidades da computação ubíqua e afetiva, cresce o entendimento da importância do uso de informações contextuais na identificação de sinais afetivos e sociais. Dessa forma, esse estudo apresenta uma revisão da literatura sobre o uso de informações de contextos na identificação de estados afetivos em ambientes educacionais. Os resultados indicam que os trabalhos fazem uso de canais visuais (50%) e fisiológicos (50%) associados principalmente a informações de contexto, relacionadas a atividades e identidade na detecção de estados afetivos. A revisão identificou ainda, o uso de 27 diferentes estados afetivos com predominância na valência das emoções positivas como felicidade e satisfação ou negativas como frustração e decepção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

SANDRO OLIVEIRA DORNELES, S. O. D.; NICE FERRARI BARBOSA, D.; LUÍS VICTÓRIA BARBOSA, J. Sensibilidade ao contexto na identificação de estados afetivos aplicados à educação: um mapeamento sistemático. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.105921. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/105921. Acesso em: 18 jun. 2025.