Lobos e ovelhas encruzilhada entre reprimenda penal, eliminação do outro e dignidade humana
Palavras-chave:
Exclusão, Pena , Moral, Dignidade humanaResumo
O objetivo deste artigo é questionar se a aplicabilidade da reprimenda penal possui o fim exclusivo de controle e pacificação social, ou se tem como pano de fundo a eliminação do outro, o infrator, do pacto de convivência comunitária. Minha hipótese é a de que a evolução da sociedade em classes, fixou mecanismos penalizadores que privilegiam possuidores de inteligências ou de riquezas medianas e excluem seres vulnerabilizados, que por não se adaptarem às normas positivadas, ficam mais suscetíveis às persecuções e sanções penais. Far-se-á também rápida digressão acerca das raízes históricas da aplicabilidade da pena, a fim de demonstrar a ambivalência da humanidade no curso dos séculos, em dois polos necessariamente excludentes, um dominante e outro dominado, numa tensão quase permanente pela manutenção do poderio e pela sobrevivência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminal

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade, não representando, necessariamente, o pensamento da Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminal, seus Editores e seu Conselho Científico. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista REDPPC.