O suicídio na polícia militar estado de São Paulo
Análise e compreensão da sua incidência
Abstract
Os cuidados com a saúde mental são indispensáveis e fator de grande preocupação em qualquer organização pública ou privada, sendo mais que determinante para o bem-estar do indivíduo, visto que, invariavelmente está atrelada a aspectos psíquicos do homem. Na Polícia Militar do Estado de São Paulo, Instituição Pública com quase duzentos anos de existência, tal preocupação não é diferente, haja vista seu efetivo, que beira os noventa mil homens e mulheres que diuturnamente propiciam a sensação de segurança à população do território paulista, distribuída em seus seiscentos e quarenta e cinco municípios. O presente trabalho buscou explicitar dados e informações que possam ser úteis na informação, prevenção e tratamento do suicídio dentro da Polícia Militar do Estado de São Paulo, visando contribuir para a redução de sua incidência dentro dos quartéis, tendo como intento principal, o de se pensar em ações educativas e voltadas a preservação de vidas, além de elaborar um estudo pormenorizado a respeito da incidência do número de suicídios, de maneira a conhecer as principais causas que levam o Policial Militar a se autoexterminar, além de compreendê-lo, dando voz, aos agentes da psicologia e da saúde que os atendem, visando ter elementos que possam auxiliar na informação da Instituição, auxiliando na elaboração de dispositivos de prevenção, combate às suas incidências e tratamento. Outrossim, se volta a sugerir ações de prevenção e a verificar se o contingente disponível para efetuar a prevenção e o tratamento desses agentes é suficiente para toda a Instituição, bem como a verificar se todo o aparato de normas e leis implementadas estão surtindo o efeito desejado para se mitigar tal incidência. Empregou-se, nesta pesquisa, um questionário semiestruturado que teve entre seus intentos traçar um perfil social do agente público que está na ativa a respeito do suicídio em seu local de trabalho. Segundo os dados obtidos, uma pequena parcela de seus integrantes desconhecem os mecanismos legais e de apoio para o Policial que por ventura tenha tido uma ideação suicida, fato este que poderia ser repassado a todo efetivo, de forma a reforçar a enorme preocupação da Instituição com tal tema.Em linhas gerais, desvela a necessidade do robustecimeto de ações de prevenção a incidência deste fenômeno no âmbito da polícia militar.
Palavras-chave: Suicídio; Mitigação de casos; Fator Social; Polícia militar
Title: Suicide in the Military Police in the State of São Paulo: analysis and understanding of its incidence
Abstract: Suicide is a complex social event that has grown significantly in recent years. Considering that it is a delicate and very important subject to be understood, aiming at its eradication, the present work aims to analyze the incidence of the phenomenon of suicide in the Military Police of the State of São Paulo, since the statistics indicate its occurrence in a considerable way. in this Institution. The findings obtained in the present study reveal that a series of factors contribute to its incidence, among which we can mention: easy access to firearms; professional stress; wages incompatible with the function performed; irregular work shifts; rigid formation of the Police that returns to assist the population, neglecting the importance of self-care, among other aspects. In view of this, there is a need to create a fixed staff of psychologists in the Institution of the Military Police, in order to serve these professionals, with prophylactic campaigns focused on this topic, as well as improvements in working conditions, including better salaries and optimization of work shift schedules.
Keywords: Suicide; Case mitigation; Social Factor; Military police
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminal

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade, não representando, necessariamente, o pensamento da Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminal, seus Editores e seu Conselho Científico. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista REDPPC.