TRADIÇÃO E INOVAÇÃO NA ERA DIGITAL: VALOR SIMBÓLICO, CULTURA E MARKETING
Keywords:
marketing digital, valor simbólico, artesanato, produto cultural, Tiffany’s & Co.Abstract
O objetivo deste caso de ensino é proporcionar aprendizagem sobre a criação de valor simbólico e cultural de bens de consumo no contexto da comunicação virtual. Dessa forma, o caso também permite aprender sobre a importância desse tipo de valor dentro das práticas de marketing digital. A história gravita em torno da gestora Anna, que enfrenta uma crise na empresa que administra com sua mãe, diretora e fundadora. A Tear é uma empresa no segmento de moda, que confecciona objetos caracterizados pelo design sofisticado, trabalho artesanal refinado e peças únicas. Ao atender uma consumidora que pretende adquirir um vestido de noiva, Anna escuta um relato sobre a Tiffany’s & Co. e vislumbra, então, uma alternativa potencial para enfrentar a crise. Depois de conversar com a diretora, decide investir em uma visita na sede da Tiffany’s & Co. em Nova Iorque, nos Estudos Unidos. Ela conversa com várias pessoas e adquire várias experiências. Com tudo isso, Anna descobre como o marketing digital e o comércio eletrônico podem transformar produtos artesanais em objetos de desejo, conciliando inovação com tradição. Todavia, descobre também o inverso: como a dimensão cultural e simbólica pode qualificar as práticas de marketing digital.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-20
How to Cite
Bezerra, C. O., & Davel, E. P. B. (2017). TRADIÇÃO E INOVAÇÃO NA ERA DIGITAL: VALOR SIMBÓLICO, CULTURA E MARKETING. Electronic Review of Administration, 23(3), 288–312. Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/63214
Issue
Section
Teachings Case
License
The author holds authorship rights, and authorizes REAd to publish the article on its website or in printed editions, not implying the payment of copyright or any other fee to the authors, and certifies that this article has not been published, to date, in any Brazilian journal.