FATORES DE INFLUÊNCIA NA ADOÇÃO DA METODOLOGIA DE GESTÃO DE PROJETOS EM TI: UMA COMPARAÇÃO ENTRE USUÁRIOS E POTENCIAIS USUÁRIOS MEDIANTE O USO DO SMARTPLS
Palavras-chave:
Gestão de Projetos, Tecnologia da Informação, Equações Estruturais, Pré e Pós Adoção, Inovação, SmartPLSResumo
A adoção de uma inovação nas organizações ocorre freqüentemente em duas etapas: em um primeiro momento existe uma decisão da organização em adotar a inovação, - a adoção primária -, sendo seguida por uma real implementação junto aos indivíduos, - a adoção secundária -, que representa a fase mais crítica na geração de benefícios para a organização. De um ponto de vista conceitual, poucos estudos têm feito uma distinção entre a pré-adoção e a pós-adoção pelos indivíduos. O presente estudo combina a difusão da inovação e as teorias de atitude em um modelo para examinar as diferenças entre usuários e potenciais usuários no processo de adoção secundária da Metodologia de Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação – MGPTI. Os dados da pesquisa foram obtidos junto a uma amostra de 219 gestores de projetos em tecnologia da informação. Foi utilizada a modelagem de equações estruturais para verificar a inter-relação entre os as variáveis utilizando o software SmartPLS. Os resultados da pesquisa não revelaram grandes diferenças entre as variáveis latentes presentes no modelo desenvolvido ao se comparar os dois grupos. As implicações do estudo são discutidas e sugestões para futuras pesquisas são apresentadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor mantém os direitos autorais e autoriza a REAd a publicar o artigo no seu site ou em edições impressas, não implicando no pagamento de direitos autorais e de nenhuma outra taxa aos autores, e atesta que este artigo não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro.