Estética organizacional e educação virtual

Uma perspectiva semiótica

Autores

  • Raquel Felisa Sastre ESEADE
  • Silvia Bernardo FGV

Palavras-chave:

Análises organizacional. Educação virtual. Semiótica. Estética organizacional. Ética.

Resumo

Este trabalho de pesquisa se propõe indagar sobre a estética nas organizações, desde uma perspectiva semiótica, e identificar quais são as percepções que as pessoas têm sobre nove dimensões das organizações em que atuam. Para isso, foi selecionada uma amostra de 60 pessoas entre as quais, 75% trabalham como docentes na modalidade virtual na Faculdade Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Os resultados permitem concluir que as valorações tais como os aspectos culturais, os efeitos pragmáticos das ações e os propósitos das organizações se percebem como mais importantes que os processos (planos, ações e avaliações) e os fundamentos (princípios, táticas e estratégias). A principal conclusão que se infere desta pesquisa é que os docentes valoram um clima organizacional sem stress, para favorecer a criatividade e a inovação. Entendem que uma cultura em que prevaleça a ética e a transparência contribui para que a organização tenha reconhecimento público, ou seja, uma boa imagem.  

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Biografia do Autor

Raquel Felisa Sastre, ESEADE

Profesora de doutorado e mestrado.

Silvia Bernardo, FGV

Professora PhDProfessora-Tutora FGV BrasilConsultora Organizacional e Palestrante

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Publicado

2023-12-13

Como Citar

Sastre, R. F., & Bernardo, S. (2023). Estética organizacional e educação virtual: Uma perspectiva semiótica. Revista Eletrônica De Administração, 29(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/122193