Globalização, (de)colonialidade e (contra)hegemonia no contexto da internacionalização da educação superior: o grito surdo da academia

Autores

Palavras-chave:

Educação Superior. Internacionalização. Globalização. Hegemonia. Colonialidade.

Resumo

O objetivo deste ensaio teórico é propor uma análise crítica e reflexiva do fenômeno da internacionalização da educação superior, a partir de conceitos estruturantes associados a globalização, (contra)hegemonia e (de)colonialidade. Os seguintes argumentos estruturam o texto: 1. Sendo a educação superior um campo relacional de poder, composto de redes e relacionamentos concomitantemente competitivos e cooperativos e permeado por influências econômicas vinculantes, a internacionalização da educação superior se ressente de uma delimitação que efetivamente a contextualize; 2. As desigualdades subjacentes às relações Norte-Sul se manifestam no domínio da internacionalização da educação superior, incluindo nas relações Sul-Sul, e ratificam o exercício do poder relacional e econômico; e 3. O fenômeno da internacionalização da educação superior encontra-se ontológica e epistemologicamente imerso na matriz cultural do poder colonial e atua sob o alicerce de um imaginário global dominante. O estudo possibilita evidenciar que os referenciais teóricos tendem a conceber os conceitos inerentes a globalização, (contra)hegemonia e (de)colonialidade de forma dicotômica, sem considerar a realidade híbrida, conflitante e complexa da educação superior e da internacionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário César Barreto Moraes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982), graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1987), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina - CEE-SC. Membro do Conselho Consultivo da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração - ANGRAD. Presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES/MEC (2019). Presidente do CACS/FUNDEB de Santa Catarina de 2017 a 2019. Membro da Comissão UNIEDU/FUMDES - Programa de Bolsas Universitárias do Estado de Santa Catarina. Professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração e de Engenharia, em Ensino e em Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, educação, avaliação, ensino superior, educação básica e pareceres técnicos na área de educação e de legislação e normas do ensino superior.

Fernanda Geremias Leal, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com doutorado-sanduíche no Center for International Higher Education (CIHE), Boston College (BC), Estados Unidos (2018-2020). Mestre em Administração e bacharel em Secretariado Executivo Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Secretária-executiva na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFSC. Conteudista e ministrante do curso de redação oficial da Coordenadoria de Capacitação de Pessoas da UFSC. Parecerista em periódicos das áreas de estudos organizacionais, educação superior e secretariado executivo. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre a Instituição Universitária (SOCIUS) (CNPq): http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/382891. Autora do blog Internacionalização Invertida junto à Iberoamérica Social: Revista-Red de Estudios Sociales: https://iberoamericasocial.com/author/fernanda-geremias-leal/.

Downloads

Publicado

2021-07-22

Como Citar

Moraes, M. C. B., & Leal, F. G. (2021). Globalização, (de)colonialidade e (contra)hegemonia no contexto da internacionalização da educação superior: o grito surdo da academia. Revista Eletrônica De Administração, 27(2), 313–342. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/103166

Edição

Seção

Artigos