BILDUNG E A NOTA DE 100 DÓLARES: ANÁLISE DO FILME “QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO” SOB A ÓTICA DA FORMAÇÃO PARA OS FRANKFURTIANOS

Autores/as

  • Lílian Bambirra de Assis Professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas do CEFET-MG.
  • Carolina Assunção e Alves Professora do curso de Comunicação Social do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).
  • Mariana Geisel Martins PPGA-CEFET-MG: Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Luana Jéssica Oliveira Carmo PPGA-CEFET-MG: Programa de Pós-Graduação em Administração

Palabras clave:

Teoria crítica. Escola de Frankfurt. Análise Fílmica. Formação. Semi-formação.

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar como o sentido da formação para os Frankfurtianos, em especial Adorno, está presente no filme “Quem quer ser um Milionário”. Para isso, foi feita uma reflexão sobre a teoria crítica e o conceito de formação para os Frankfurtianos. Utilizando a metodologia de análise fílmica foi possível explicar as reflexões da teoria crítica acerca da formação (Bildung) e semiformação (Halbidung), voz ativa (Mundigkeit), barbárie e desbarbarização. O contexto apresentado pelo filme realça a dimensão social e cultural dessas categorias e possibilita o esclarecimento de como a formação em sociedade não se restringe aos muros da escola, que, por sua vez, não deve se ater a desenvolver sujeitos adaptados, mas sim preparados para a reflexão crítica e para a transformação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lílian Bambirra de Assis, Professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas do CEFET-MG.

Doutora e Mestre em Administração pela UFMG. Professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas do CEFET-MG.

Carolina Assunção e Alves, Professora do curso de Comunicação Social do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

Pós-doutora pelo Laboratoire Communication et Politique do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) - Paris, França (2012-2014). Mestre (2006) e Doutora (2011) em Linguística do Texto e do Discurso pela Faculdade de Letras da UFMG

Mariana Geisel Martins, PPGA-CEFET-MG: Programa de Pós-Graduação em Administração

Mestre em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração do CEFET-MG.

Luana Jéssica Oliveira Carmo, PPGA-CEFET-MG: Programa de Pós-Graduação em Administração

Mestranda no PPGA- CEFET-MG

Publicado

2018-12-11

Cómo citar

Assis, L. B. de, Alves, C. A. e, Martins, M. G., & Carmo, L. J. O. (2018). BILDUNG E A NOTA DE 100 DÓLARES: ANÁLISE DO FILME “QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO” SOB A ÓTICA DA FORMAÇÃO PARA OS FRANKFURTIANOS. Revista Electrónica De Administración, 24(3), 1–20. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/82326