EFEITOS DE INVESTIMENTOS BANCÁRIOS EM RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Autores/as

  • Francisco José da Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB
  • Diana Lúcia Teixeira de Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB
  • Joaquim Monteiro Reis Pacheco UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB

Palabras clave:

Responsabilidade socioambiental, interesse dos clientes, bancos

Resumen

Esse artigo objetivou analisar, comparativamente, as reações de clientes bancários a investimentos centrados no seu interesse e em iniciativas de responsabilidade socioambiental. Visando ter um referencial comparativo por tipo de empresa, foram analisadas ações de bancos e supermercados. Foi realizada uma revisão teórica que resultou em cinco hipóteses (e três sub-hipóteses), avaliadas por um desenho experimental 2x3. Na pesquisa de campo, foram obtidos dados de 249 respondentes, e as hipóteses foram analisadas pelo teste t de Student e por análise de variância. Os resultados sinalizaram que os consumidores, sem que sejam expostos a estímulos publicitários de responsabilidade socioambiental, têm reações mais favoráveis a iniciativas no seu interesse; quando precisam se posicionar diante de estímulos, os investimentos socioambientais são mais valorizados. Quanto à análise por tipo de empresa, os efeitos sobre atitude, preferência e predisposição a recomendar, quando as ações são realizadas por bancos, foram piores em comparação aos supermercados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco José da Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo/FGV-SP. Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Bacharel em Estatística pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Professor do Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas – DADM/CCSA e do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA. Temas de interesse: Marketing & Sociedade e Mensuração e Métodos Quantitativos em Marketing.

Diana Lúcia Teixeira de Carvalho, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB

Doutoranda e Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA. 

Áreas de interesse: Marketing & Sociedade e Métodos Quantitativos em Marketing

Joaquim Monteiro Reis Pacheco, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB

Graduado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba.

Áreas de interesse: Marketing & Sociedade e Métodos Quantitativos em Marketing.

Publicado

2017-05-31

Cómo citar

da Costa, F. J., Teixeira de Carvalho, D. L., & Monteiro Reis Pacheco, J. (2017). EFEITOS DE INVESTIMENTOS BANCÁRIOS EM RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL. Revista Electrónica De Administración, 23(1), 179–205. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/63814