AUTENTICIDADE E CONSUMO DE ROCK CLÁSSICO: UMA NETNOGRAFIA NO FACEBOOK

Autores/as

  • Flávio Medeiros Henriques Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Severino Joaquim Nunes Pereira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Consumo utópico, Autenticidade, Comunidades virtuais, Rock Clássico

Resumen

Na sociedade contemporânea, vários movimentos têm, ou tiveram no consumo de música uma das principais formas de expressar seus valores, ideologias e descontentamentos, sendo que o rock merece destaque nesse sentido, pois sua própria origem se deu como forma de contestação social. Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar como fãs de rock clássico constroem e expressam significados de autenticidade por meio da participação em grupos do Facebook sobre rock. Para isso, foi realizada uma netnografia em dois grupos do Facebook sobre rock clássico durante 12 meses, além de 11 entrevistas em profundidade junto a usuários destes grupos. Os resultados sugerem que os fãs de rock clássico participantes desses grupos compartilham um senso de comunidade como forma de enfrentamento à ideia de individualismo e perda de propósito, de modo a criar, preservar e disseminar uma visão idealizada dos anos 60 e 70, representada como uma era autêntica.

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Biografía del autor/a

Severino Joaquim Nunes Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Adjunto de Marketing

Departamento de Administração e Turismo 

Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu (IM-DAT)

Publicado

2018-04-17

Cómo citar

Henriques, F. M., & Pereira, S. J. N. (2018). AUTENTICIDADE E CONSUMO DE ROCK CLÁSSICO: UMA NETNOGRAFIA NO FACEBOOK. Revista Electrónica De Administración, 24(1), 1–29. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/61191

Número

Sección

Artículos