CRITÉRIOS COMPETITIVOS DE OPERAÇÕES AGROINDUSTRIAIS: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR ARROZEIRO
Palabras clave:
Estratégia de Operações, Critérios Competitivos, Agronegócios, Indústria ArrozeiraResumen
As empresas de beneficiamento de arroz têm se caracterizado, nos últimos anos, por um quadro de fracos resultados econômicos e baixa competitividade. Este artigo discute como a gestão estratégica das operações pode contribuir para a mudança desta realidade. Como as empresas do setor tratam o mercado de forma homogênea, buscou-se identificar, através de um estudo de caso em uma empresa agroindustrial arrozeira, as possíveis variações nos critérios competitivos mais importantes que os diversos segmentos de mercado possam valorizar, elementos básicos para a formulação de suas estratégias de operações. Neste sentido, o objetivo central do estudo foi adaptar, para o setor agroindustrial do arroz, os critérios competitivos das operações encontrados na literatura, bem como identificar novos critérios levando-se em conta as especificidades do setor. As principais conclusões indicam a existência de critérios competitivos específicos do setor, relacionados, na sua maioria, à questão da sazonalidade; o critério preço, no entanto, foi considerado o mais importante em quase todos os segmentos. Constatou-se também uma grande superposição de critérios nos diferentes segmentos de mercado, o que tem implicações importantes para a formulação de estratégias de operações sinérgicas visando a competir em vários segmentos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-06-22
Cómo citar
Fernandes Pacheco Dias, M., & Fensterseifer, J. E. (2013). CRITÉRIOS COMPETITIVOS DE OPERAÇÕES AGROINDUSTRIAIS: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR ARROZEIRO. Revista Electrónica De Administración, 11(3). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40661
Número
Sección
Artículos
Licencia
El autor mantiene los derechos autorales y autoriza a la REAd a publicar el artículo en su sitio web o en las ediciones impresas, sin que eso impliquen el pago de las regalías y otros cargos a los autores, y de que este artículo no ha sido publicado hasta la fecha, en cualquier publicación periódica.