O EMPREENDEDORISMO COMO ESTRATÉGIA EMERGENTE DE GESTÃO: HISTÓRIAS DE SUCESSO
Palabras clave:
empreendedorismo, perfil empreendedor, espírito empreendedorResumen
Em um contexto de índices crescentes de desemprego e desigualdades sociais, o empreendedorismo desponta como uma opção e até mesmo um sonho para muitos brasileiros se constituindo em uma alternativa para a geração do trabalho autônomo e para a formação de uma classe empresarial local. Este estudo tem como principal objetivo analisar, através de narrativas de histórias de vida, casos de sucesso de empreendedores cearenses fazendo uso de uma pesquisa de natureza qualitativa em três pequenas empresas sediadas em Fortaleza. Constatou-se que para a compreensão do contexto que envolve a gestão de empresas empreendedoras, torna-se evidente a pessoa do empreendedor, seu idealizador, seu estilo de liderança e modelo de gestão. As narrativas analisadas evidenciaram, ainda, a importância das iniciativas empreendedoras como compromisso de inovação sistemática para a economia local, favorecendo uma crescente melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento regional.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-06-21
Cómo citar
de Oliveira Barros, F. S., Fiúsa, J. L. A., & Rocha Ipiranga, A. S. (2013). O EMPREENDEDORISMO COMO ESTRATÉGIA EMERGENTE DE GESTÃO: HISTÓRIAS DE SUCESSO. Revista Electrónica De Administración, 11(5). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40630
Número
Sección
Artículos
Licencia
El autor mantiene los derechos autorales y autoriza a la REAd a publicar el artículo en su sitio web o en las ediciones impresas, sin que eso impliquen el pago de las regalías y otros cargos a los autores, y de que este artículo no ha sido publicado hasta la fecha, en cualquier publicación periódica.