O EMPREENDEDORISMO COMO ESTRATÉGIA EMERGENTE DE GESTÃO: HISTÓRIAS DE SUCESSO

Autores/as

  • Francisco Sávio de Oliveira Barros Universidade Federal de Fortaleza – UNIFOR/CE
  • João Luis Alexandre Fiúsa Universidade Federal de Fortaleza – UNIFOR/CE
  • Ana Silvia Rocha Ipiranga Universidade Federal de Fortaleza – UNIFOR/CE

Palabras clave:

empreendedorismo, perfil empreendedor, espírito empreendedor

Resumen

Em um contexto de índices crescentes de desemprego e desigualdades sociais, o empreendedorismo desponta como uma opção e até mesmo um sonho para muitos brasileiros se constituindo em uma alternativa para a geração do trabalho autônomo e para a formação de uma classe empresarial local. Este estudo tem como principal objetivo analisar, através de narrativas de histórias de vida, casos de sucesso de empreendedores cearenses fazendo uso de uma pesquisa de natureza qualitativa em três pequenas empresas sediadas em Fortaleza. Constatou-se que para a compreensão do contexto que envolve a gestão de empresas empreendedoras, torna-se evidente a pessoa do empreendedor, seu idealizador, seu estilo de liderança e modelo de gestão. As narrativas analisadas evidenciaram, ainda, a importância das iniciativas empreendedoras como compromisso de inovação sistemática para a economia local, favorecendo uma crescente melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento regional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-06-21

Cómo citar

de Oliveira Barros, F. S., Fiúsa, J. L. A., & Rocha Ipiranga, A. S. (2013). O EMPREENDEDORISMO COMO ESTRATÉGIA EMERGENTE DE GESTÃO: HISTÓRIAS DE SUCESSO. Revista Electrónica De Administración, 11(5). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40630