AMBIGÜIDADES E DILEMAS DO TRABALHO GERENCIAL

Autores/as

  • Ângelo Brigato Ésther Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
  • Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo Faculdades Novos Horizontes

Palabras clave:

trabalho gerencial, gestão, prática social, ambigüidades do trabalho, dilemas gerenciais

Resumen

A proposta deste artigo é contribuir para o entendimento do trabalho dos gerentes, em especial os dilemas encontrados e enfrentados na sua prática cotidiana. Para tanto, aborda-se, inicialmente, o desenvolvimento teórico-conceitual sobre o gerente, especialmente no que concerne ao seu papel, características, funções, status, poder, ambigüidades, dilemas e problemas vivenciados. Destaca-se também a necessidade de se entender o que ocorre com o gerente em sua ação tendo em vista a adoção de modelos de gestão por parte das organizações, como mecanismo de poder que visa conformar em certa medida tal ação. A seguir, a ação gerencial é analisada tomando-se como referência alguns conceitos da psicossociologia, em especial a distinção entre indivíduo e sujeito, autonomia e heteronomia, dentro do contexto em que se vive. Ultrapassando a visão tradicional do trabalho gerencial, em que este está à mercê exclusivamente dos imperativos funcionais, é enfatizada a noção de gestão como prática social, pois esta visa re-inserir a noção do sujeito dentro do seu contexto de ação. Finalmente, a partir de um estudo de caso, é analisado o trabalho de cinco gerentes médios de uma grande empresa de informática localizada na capital mineira, à luz do referencial apresentado. Os resultados apontam para uma predominância do indivíduo heterônomo que luta, mas continua preso na armadilha estratégica da organização moderna.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-06-19

Cómo citar

Brigato Ésther, Ângelo, & de Oliveira Lopes Melo, M. C. (2013). AMBIGÜIDADES E DILEMAS DO TRABALHO GERENCIAL. Revista Electrónica De Administración, 12(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40578

Artículos más leídos del mismo autor/a