O contexto universitário enquanto mundo do trabalho segundo docentes negros: diferentes expressões de racismo e como elas acontecem

Authors

  • Isabela Ariane Bujato Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Eloisio Moulin de Souza Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Keywords:

racismo, trabalho, academia, docentes, negros

Abstract

Levando em consideração a disparidade de negros no espaço acadêmico enquanto mundo do trabalho, este artigo buscou compreender como acontecem os comportamentos racistas e suas diferentes expressões no contexto universitário, considerando a vivência de docentes negros neste espaço. Para tanto, quanto a produção de dados, entrevistas semiestruturadas com cinco docentes de uma universidade pública autodeclarados negros foram realizadas a partir de um roteiro semiestruturado. Por conseguinte, produziu-se quatro categorias através da metodologia de análise de conteúdo. Diante das análises e resultados, observou-se a incidência das três expressões de racismo: institucional, estrutural e individual. É ressaltado o racismo estrutural como sendo uma expressão sempre presente nos discursos, perpassando todas as outras.

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Author Biographies

Isabela Ariane Bujato, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) na linha de Organizações e Trabalho. 

Eloisio Moulin de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Pós-doutor em Administração pela University of Leicester (Reino Unido). Professor Associado II de Graduação e Pós-graduação no departamento de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo. Líder e coordenador do grupo de pesquisa denominado Grupo de Estudos sobre Poder em Organizações (GEPO).

Published

2020-04-01

How to Cite

Bujato, I. A., & Moulin de Souza, E. (2020). O contexto universitário enquanto mundo do trabalho segundo docentes negros: diferentes expressões de racismo e como elas acontecem. Electronic Review of Administration, 26(1), 210–237. Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/95038

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