GESTÃO DA SAÚDE PÚBLICA EM MINAS GERAIS SOB A ÓTICA DOS CONSELHOS GESTORES MUNICIPAIS

Authors

  • Edson Arlindo Silva Universidade Federal de Uberlândia Professor Associado
  • Cláudia Souza Passador Universidade de São Paulo Professora Doutora do Departamento de Administração (FEARP/USP)

Keywords:

Gestão, Conselho Municipal de Saúde, Processo Deliberativo, Desenho Institucional.

Abstract

Os 13 Conselhos Municipais de Saúde das Mesorregiões de Planejamento em Gestão de Saúde do Estado de Minas Gerais são o foco deste artigo. Optou-se por analisar o desenho institucional dos conselhos municipais de saúde, a fim de verificar as normas que demarcaram a sua criação e o seu funcionamento, além das consequências do desenho institucional sobre o processo deliberativo com o auxílio da Técnica de Análise Documental. Durante as reuniões nos conselhos pesquisados, ocorreu a aplicação de Entrevista Semiestruturada e o levantamento de informações e dados oficiais. Os resultados evidenciam que a maioria dos conselhos estão instituídos legalmente, com previsão normativa quanto à pluralidade da composição, publicidade de suas reuniões e decisões, igualdade de oportunidade. As conclusões relevantes da pesquisa sinalizam que todo este movimento legal e normativo corrobora para garantir o funcionamento mínimo de determinado conselho de saúde, em regiões historicamente com pouco ou nenhum legado de “lutas” coletivas, baixo engajamento cívico e organização estrutural fragilizada em decorrência da baixa participação dos envolvidos e poucas ações efetivas em prol da transparência, fiscalização e controle social, particularmente no âmbito municipal.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Edson Arlindo Silva, Universidade Federal de Uberlândia Professor Associado

Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia - Campus Pontal do Triângulo Mineiro, onde ministra aulas nos Cursos de Graduação em Administração e Ciências Contábeis. É professor e orientador junto aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu: Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional (PPGGO) da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, Estado de Goiás e o Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Administração da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia - FAGEN-UFU, Campus Santa Mônica, Uberlândia, Estado de Minas Gerais. Em ambos os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu desenvolve pesquisa científica na área de Gestão e Planejamento de Organizações em conexão com as temáticas Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas, Gestão Pública; Empreendedorismo Social e Terceiro Setor. Consultor Ad hoc e Pesquisador-Bolsista de Produtividade junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Avaliador de projetos de fomento junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Cláudia Souza Passador, Universidade de São Paulo Professora Doutora do Departamento de Administração (FEARP/USP)

Professora do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em avaliação de políticas públicas de educação e saúde pública. É professora do Programa de Pós-Graduação da FEA-RP e professora do Programa de Pós-Graduação da Medicina-RP da USP. Coordenadora do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas da Universidade de São Paulo (GPUBLIC/USP). Líder da Divisão Administração Pública da ANPAD. Pesquisadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa Centro de Biologia Sistêmica Integrada (NAP/CISBi - FMRP/USP) e do Instituto de Estudos Avançados da USP/Polo Ribeirão Preto (IEA). Vice-prefeita do Campus de Ribeirão Preto da USP.

Published

2018-09-03

How to Cite

Silva, E. A., & Passador, C. S. (2018). GESTÃO DA SAÚDE PÚBLICA EM MINAS GERAIS SOB A ÓTICA DOS CONSELHOS GESTORES MUNICIPAIS. Electronic Review of Administration, 24(2), 50–82. Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/83020