INTEGRAÇÃO METODOLÓGICA ENTRE GRUPO DE DISCUSSÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO DISCURSO: UM CASO EXEMPLIFICADOR SOBRE CONSUMO DA BELEZA NO DISCURSO FEMININO
Keywords:
Análise Sociológica do Discurso, Grupo de Discussão, Pesquisa Qualitativa, Consumo de Beleza, Padrão de Beleza.Abstract
As temáticas e problemas do cotidiano organizacional emergente vêm exigindo práticas – tanto de coleta quanto de análise de material empírico – originárias e construídas no interior da sociologia. Este artigo tem como objetivo discutir, de forma integrada, práticas metodológicas originárias da Tradição Espanhola de Pesquisa Social Qualitativa e, que nos Estudos Organizacionais brasileiros já tem seu espaço desde meados do ano 2000 – especificamente a Análise Sociológica do Discurso e o Grupo de Discussão. Tais metodologias já foram teorizadas e praticadas em nosso campo, porém ainda não haviam sido aplicadas de forma associada. Para contribuir para ampliação das práticas e auxiliar a utilização dos métodos por partes dos pesquisadores interessados, este artigo traz, ao final, um caso exemplificador de aplicação das metodologias em um estudo mais amplo acerca do discurso feminino sobre o consumo da beleza. O estudo exemplificador teve como objetivo, portanto, compreender o discurso das mulheres de duas instituições de ensino no sul do Brasil, no que tange às práticas de consumo de beleza materializadas em produtos estéticos, bem como as origens das crenças incorporadas de padrões culturais de beleza que induzem a estas práticas de consumo. Entender o fenômeno do consumo de beleza através do discurso feminino exigiu, inicialmente, a compreensão do conceito de consumo pós-moderno na sociedade contemporânea.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author holds authorship rights, and authorizes REAd to publish the article on its website or in printed editions, not implying the payment of copyright or any other fee to the authors, and certifies that this article has not been published, to date, in any Brazilian journal.