ANÁLISE DE CONTEÚDO DAS ESTRATÉGIAS NOS RELATÓRIOS DE ADMINISTRAÇÃO DE COMPANHIAS ABERTAS

Autores/as

  • Romualdo Douglas Colauto Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Ilse Maria Beuren Universidade Regional de Blumenau

Palabras clave:

Estratégias das companhias, Origens e Aplicações de Recursos, Relatório de Administração, Análise de conteúdo, Descritivo

Resumen

O artigo objetiva demonstrar a relação do conteúdo reportado nos Relatórios de Administração de companhias abertas, referente às estratégias das empresas, com a aplicação e captação de recursos financeiros próprios, de terceiros e de acionistas, evidenciados na Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos. Como população alvo para o estudo foram consideradas as 500 Maiores e Melhores Empresas do Brasil, conforme pesquisa realizada pela Revista Exame em 2004. A amostra, selecionada intencionalmente, recaiu em 26 empresas dos setores de Química e Petroquímica, Têxtil, Transporte e Papel e Celulose. O estudo é delineado como descritivo utilizando-se da Análise de Conteúdo para categorizar os dados necessários para as inferências. Os resultados mostram que não há homogeneidade na apresentação de informações sobre as estratégias das empresas em seus Relatórios da Administração. O maior ou menor detalhamento do conteúdo reportado influencia na correlação com aplicação e captação de recursos próprios, de terceiros e de acionistas.

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Publicado

2013-06-19

Cómo citar

Colauto, R. D., & Beuren, I. M. (2013). ANÁLISE DE CONTEÚDO DAS ESTRATÉGIAS NOS RELATÓRIOS DE ADMINISTRAÇÃO DE COMPANHIAS ABERTAS. Revista Electrónica De Administración, 12(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40372

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