A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO SOBRE A RETENÇÃO DE CLIENTES E SEUS ANTECEDENTES EM UM AMBIENTE DE SERVIÇOS

Autores/as

  • Gabriel Sperandio Milan Universidade de Caxias do Sul – Caxias do Sul, RS / Brasil
  • Deonir de Toni Universidade de Caxias do Sul – Caxias do Sul, RS / Brasil

Palabras clave:

Relacionamentos, Marketing de Relacionamento, Retenção de Clientes, Serviços, Modelagem de Equações Estruturais.

Resumen

Este trabalho aborda a estratégia da retenção de clientes por meio da prática do marketing derelacionamento no ambiente de serviços. É proposto um Modelo Teórico, com suasrespectivas hipóteses, no qual os construtos Satisfação de Clientes, Valor, Reputação doProvedor de Serviços e Confiança são considerados antecedentes da Retenção de Clientes.A análise central dos dados foi implementada por técnicas de estatística multivariada e pelaModelagem de Equações Estruturais. Os resultados indicam que o Modelo TeóricoReespecificado apresenta o melhor ajuste em relação Modelo Teórico inicial, embora precisede um maior amadurecimento teórico e empírico, até pelo ineditismo do modelo integrado.O trabalho propicia evidências relevantes, comprovando que o valor percebido pelos clientesé um construto antecedente da confiança depositada no provedor de serviços, relação estamediada pela reputação do provedor de serviços; que a reputação do provedor de serviços éimportante no contexto relacional em estudo; e que a retenção de clientes é positivamenteinfluenciada pela confiança depositada no provedor de serviços.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriel Sperandio Milan, Universidade de Caxias do Sul – Caxias do Sul, RS / Brasil

Deonir de Toni, Universidade de Caxias do Sul – Caxias do Sul, RS / Brasil

Publicado

2012-08-01

Cómo citar

Sperandio Milan, G., & de Toni, D. (2012). A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO SOBRE A RETENÇÃO DE CLIENTES E SEUS ANTECEDENTES EM UM AMBIENTE DE SERVIÇOS. Revista Electrónica De Administración, 18(2), 433–467. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/38397

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>