Decolonizando o conhecimento: perspectivas das epistemologias do sul no campo das políticas de ações afirmativas

Authors

  • Karina Francine Marcelino Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Mário César Barreto Moraes Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Abstract

Este ensaio teórico apresenta as perspectivas epistemológicas da ciência, tendo como enfoque as epistemologias do Sul, e realiza uma aproximação com as pesquisas do campo das políticas públicas de ações afirmativas. Evidencia-se que a ciência demarcou durante anos o que é válido como conhecimento e excluiu o que fica além do mainstream das ciências sociais. Ou seja, toda e qualquer produção científica fora dos padrões conside­rados verdadeiros e aceitos e que reajam à forma tradicional de fazer ciência torna-se inválida. Sob essa perspectiva, a obra “Epistemologias do Sul” de Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Meneses, destaca que o modus operandi do colonialismo provocou a dominação epistemológica de nações/povos, além de outras dominações, promovendo o extermínio de culturas e saberes por meio de uma relação extremamente desigual de saber-poder-ser. Por meio deste ensaio teórico, apresentamos as contribuições das epistemologias do Sul para as pesquisas do campo das políticas públicas de ações afirmativas, as quais podem inspirar outros pesquisadores a construir um conhecimento que promova o diálogo entre vários saberes e a efetiva inclusão social, de modo que as ciências sociais, especialmente as aplicadas, reforcem as lutas pela emancipação social a partir de um processo coletivo de produção de conhecimentos.

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Published

2024-12-13

How to Cite

Marcelino, K. F., & Moraes, M. C. B. (2024). Decolonizando o conhecimento: perspectivas das epistemologias do sul no campo das políticas de ações afirmativas. Electronic Review of Administration, 30(3). Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/140139