Organização do serviço de telecuidado farmacêutico como estratégia de combate à Covid-19 no Rio Grande do Sul
Keywords:
Telessaúde, Cuidado Farmacêutico, COVID-19, Asma, Telecuidado, Estratégia emergente.Abstract
O Telecuidado Farmacêutico consiste na prestação de serviços farmacêuticos clínicos de forma remota, através da utilização de tecnologias de informação e telecomunicações, tendo o potencial de melhorar resultados em saúde e reduzir os problemas relacionados ao uso de medicamentos. As vantagens adicionais da telefarmácia incluem o custo-benefício, possibilitando o acesso ao serviço de acompanhamento farmacêutico e a possibilidade de atingir pessoas em localidades remotas e em condições de saúde que limitam a mobilidade. Considerando esse novo paradigma de oferta de serviços farmacêuticos, bem como o atual quadro pandêmico causado pelo novo coronavírus 2019 (COVID-19), em 5 de maio de 2020 foi lançado pela Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul, um programa de implantação do Cuidado Farmacêutico, CUIDAR +, e o primeiro serviço: Telecuidado Farmacêutico. O objetivo deste estudo é apresentar como o serviço de Telecuidado Farmacêutico foi estruturado e ofertado no combate à COVID-19 como uma estratégia emergente. O serviço foi desenvolvido a partir da avaliação das necessidades em saúde dos usuários da Farmácia de Medicamentos Especiais de Porto Alegre e definido por meio de modelagem de serviços. Foi organizado para acompanhar os pacientes com doenças respiratórias crônicas, orientando em relação ao uso correto dos medicamentos, otimizando a adesão ao tratamento e orientando em relação às dúvidas relacionadas à COVID-19.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author holds authorship rights, and authorizes REAd to publish the article on its website or in printed editions, not implying the payment of copyright or any other fee to the authors, and certifies that this article has not been published, to date, in any Brazilian journal.