AUTENTICIDADE E CONSUMO DE ROCK CLÁSSICO: UMA NETNOGRAFIA NO FACEBOOK
Keywords:
Consumo utópico, Autenticidade, Comunidades virtuais, Rock ClássicoAbstract
Na sociedade contemporânea, vários movimentos têm, ou tiveram no consumo de música uma das principais formas de expressar seus valores, ideologias e descontentamentos, sendo que o rock merece destaque nesse sentido, pois sua própria origem se deu como forma de contestação social. Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar como fãs de rock clássico constroem e expressam significados de autenticidade por meio da participação em grupos do Facebook sobre rock. Para isso, foi realizada uma netnografia em dois grupos do Facebook sobre rock clássico durante 12 meses, além de 11 entrevistas em profundidade junto a usuários destes grupos. Os resultados sugerem que os fãs de rock clássico participantes desses grupos compartilham um senso de comunidade como forma de enfrentamento à ideia de individualismo e perda de propósito, de modo a criar, preservar e disseminar uma visão idealizada dos anos 60 e 70, representada como uma era autêntica.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author holds authorship rights, and authorizes REAd to publish the article on its website or in printed editions, not implying the payment of copyright or any other fee to the authors, and certifies that this article has not been published, to date, in any Brazilian journal.