ABORDAGEM CONCEITUAL DE MARKETING INTERNO

Autores

  • Flávio Régio Brambilla Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Palavras-chave:

Marketing interno, recursos humanos, cultura, estratégia, vantagem competitiva

Resumo

Com o advento da tecnologia e da globalização, cada vez mais influentes em nosso estilo de vida, não poderia ser diferente para a vida empresarial a constante gama de mudanças às quais as organizações devem se adaptar. Cada dia torna-se mais visível a realidade do diferencial através do capital intelectual, ou seja, a diferenciação obtida no âmbito organizacional através de seus recursos humanos. O marketing sempre investiu fortemente no que diz respeito à conquista do cliente externo, entretanto, com as novas premissas da administração dos recursos humanos cada vez se faz mais visível a importância de uma abordagem de marketing interno, ou seja, o marketing para os colaboradores de uma organização. Mesmo que, sem a presença maciça de obras com relação ao tema no mercado, pode-se verificar uma série de conceitos em obras de RH e de marketing em geral que podem ser englobadas neste contexto, entretanto estas poderiam ser melhor compiladas para abordar mais especificamente o momento pelo qual o marketing interno interage no comportamento e na vivência dos RHs, e é este o propósito da redação deste artigo.

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Publicado

2013-06-23

Como Citar

Brambilla, F. R. (2013). ABORDAGEM CONCEITUAL DE MARKETING INTERNO. Revista Eletrônica De Administração, 11(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40692