INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Patrícia Rodrigues da Rosa Escola de Administração/UFRGS
  • Marisa Ignez dos Santos Rhoden Escola de Administração/UFRGS

Palavras-chave:

Estudo de caso, Processo de internacionalização, Modelo de Uppsala, Paradigma Eclético

Resumo

Este trabalho visa contribuir para o conhecimento sobre como as empresas brasileiras se internacionalizam e apresenta um estudo de caso em profundidade com a Marcopolo S. A., uma organização em estágio avançado de operações internacionais. Apoiando-se em vertentes comportamentais e econômicas da literatura sobre o tema, buscou-se investigar o processo de internacionalização dessa empresa. Atuar em mercados externos foi uma forma de ampliação de mercados para a companhia e hoje é o foco da sua estratégia de crescimento. O processo se desenvolveu de forma incremental, obstáculos de natureza econômica e cultural influenciaram suas atividades, e o domínio tecnológico de produtos e de processos, assim como parcerias com outras empresas, foram facilitadores do seu desenvolvimento internacional. Os resultados da pesquisa confirmaram os pressupostos da abordagem comportamental sustentados pelo Modelo de Uppsala. O Paradigma Eclético também explicou os investimentos diretos realizados pela empresa, o que levou à constatação de que as duas linhas teóricas se complementam para explicar o caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-16

Como Citar

Rodrigues da Rosa, P., & dos Santos Rhoden, M. I. (2013). INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA: UM ESTUDO DE CASO. Revista Eletrônica De Administração, 13(3), 684–704. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/39990

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)