EXPLORANDO AS RELAÇÕES DO EMPREENDEDORISMO DE NEGÓCIOS COM EMPREENDEDORISMO SOCIAL NO BRASIL
Palavras-chave:
SEA - taxa de atividade do empreendedorismo social, empreendedorismo, empreendedorismo social, indicadores nacionais, pesquisa em empreendedorismoResumo
Apesar da quantidade de estudos publicados sobre empreendedorismo, uma de suas modalidades, empreendedorismo social, ainda não ganhou devido destaque, apresentando pouquíssimas publicações no Brasil. Atendendo a essa demanda, o objetivo exposto no presente artigo é descobrir se a taxa de atividade do empreendedorismo social (SEA – Social Entrepreneurship Activity) reflete os indicadores da atividade empreendedora nacional. Foram realizadas 4.000 entrevistas em domicílios nacionais, nas quais o estabelecimento da amostra foi probabilístico, com nível de confiança de 95% e erro amostral de 1,04%, refletindo todas as regiões geográficas do país e a composição da população em termos de gênero, idade, renda e escolaridade. Na análise estatística dos dados, utilizou-se o teste χ² (Qui-quadrado) e o teste-T para verificar o relacionamento entre as diversas variáveis. Verificou-se que o empreendedorismo convencional repercute na atividade empreendedora social em relação aos aspectos demográficos, como gênero, grau de instrução e renda. Além disso, a atividade empreendedora social é maior entre indivíduos que são empreendedores – principalmente entre empreendedores por oportunidade – do que aqueles que não são. Portanto, a criação de empreendimentos de caráter social reflete a atividade empreendedora nacional.Downloads
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Publicado
2013-05-14
Como Citar
Rossoni, L., Onozato, E., Rossi Horochovski, R., Greco, S. M. de S. S., Machado, J. P., & Bastos Junior, P. A. (2013). EXPLORANDO AS RELAÇÕES DO EMPREENDEDORISMO DE NEGÓCIOS COM EMPREENDEDORISMO SOCIAL NO BRASIL. Revista Eletrônica De Administração, 13(3), 612–633. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/39965
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Artigos
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